Projeto fotográfico propõe novos olhares sobre comunidades
- Carlos Norberto Souza
- 5 de set.
- 2 min de leitura
Coletivo fomenta o uso da linguagem da fotografia para retratar periferias da Baixada Santista como a Zona Noroeste por meio da visão de quem vive nos locais
Matéria atualizada: 05/09 às 20h.
Você reparou nos lambes colocados no Bar do Zezinho (Última Ponte), no Caminho São Sebastião, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Avenida Hugo Maia e na Avenida Vereador Álvaro Guimarães que retratam cenários, pessoas e comunidade?
Saiba que se trata do projeto Perifa Inspira Perifa - edição Zona Noroeste. A iniciativa é um programa de imersão promovido pelo Coletivo Olhar Marginal voltado ao encontro e diálogo entre pessoas interessadas em fotografia, com ou sem experiência na área.
Em agosto, foram realizados quatro encontros no Instituto Arte no Dique, com troca de ideias, referências visuais, rolês fotográficos e uma exposição final nos muros do bairro Rádio Clube. "A importância deste projeto de imersão artística está em mostrar que a arte pode nascer, se fortalecer e circular a partir e para a própria periferia", afirmou Maria Lisboa, fotógrafa e uma das produtoras locais do projeto.
O projeto recebeu 70 inscrições de adolescentes, jovens e adultos entre 16 e 56 anos de idade, moradores dos bairros Rádio Clube, Castelo, Areia Branca, Bom Retiro, Santa Maria, São Manoel, Caneleira, Alemoa, Vila São Jorge, Saboó e Região dos Morros. Quinze pessoas foram selecionadas.
"A potência deste projeto também está em apresentar a fotografia como uma ferramenta de autoconhecimento e expressão, pois registrar a própria comunidade significa aprender a olhar para a realidade de forma crítica", explicou.
Além de reunir diferentes gerações, o grupo também representou uma diversidade racial, identidade de gênero e orientação sexual, demonstrando a disposição do Perifa Inspira Perifa acolher a pluralidade de visões em todos os aspectos.
A primeira edição realizada em 2023, na favela México 70, em São Vicente, selecionou fotógrafos da Baixada Santista que registravam as suas “quebradas”. Agora, na Zona Noroeste, foi aberto para qualquer pessoa interessada pela linguagem da fotografia, sabendo ou não fotografar. A expectativa é levar o Perifa Inspira Perifa para outras comunidades da Baixada Santista.
Segundo Maria, por meio da fotografia, também é possível valorizar a potência e a beleza desses territórios para construir uma "narrativa própria, construída por quem vive ali, se contrapondo à visão estigmatizada e reducionista que muitas vezes a mídia divulga".
O projeto tem apoio do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Arte no Dique.
Confira o resultado do projeto (Exposição Urbana Perifa Inspira Perifa):
Equipe Técnica:
Coordenação de Produção – Andrey Haag
Produção Geral – Vinnyer Souza
Produção Local – Maria Lisboa
Arte educadores: Madu Barbosa, Feh Gois, Marocas, Luiz Marq’s e Andre Souza
Articulação : Lincoln Kauann e Solange Aparecida
A mostra reúne obras de 15 artistas participantes da imersão: Angeline Menezes, Ariadney Deodato, Ariane Fernandes Santos, Ashilley Naielly da Silva Souza, Axel Adriano Souza dos Santos, Dikuã Jahmall da Cruz Perminio, Gabriel de Oliveira Santos, Luiz Henrique Anjos, Marco Antonio de Abreu Nogueira, Nattalia Araújo dos Santos, Renan Gabriel Almeida da Silva, Sophia Batista Costa, Tuire e Yasmin Nicole Barreto.





Registros: Angeline Clarisse








Comentários